Como rastrear encomendas do exterior

Hoje vamos tirar as dúvidas sobre as diferentes formas de envio e como rastrea-las :)

Air Post Mail:

Essa é a forma mais comum de envio, como se você estivesse enviando um produto pelo PAC dos Correios aqui no Brasil.

A vantagem de se comprar pelo Air Post é que, ou o frete é de graça, ou é bem baixo! Mas você paga pela espera, já que essa é a forma que mais demora, podendo a chegar a mais de 60 dias (lembrando que é por conta da alfândega brasileira).

Outra ponto notável é que usando esse método, você pode não pagar nenhum imposto, diferente dos Couriers.

Se encaixam nessa categoria os seguintes serviços:

HK Post (Hong Kong)

China Post (China)

SingPost (Singapura)

Chunghwa POST (Taiwan)

USPS (Estados Unidos)

Correios (Brasil)

Expresso/Prioritário:

O método de envio expresso nada mais é do que o Sedex brasileiro. Você pagará mais caro que a postagem comum mas tem prioridade no envio.

Os serviços expressos mais usados são:

USPS Priority (Estados Unidos)

EMS (China e outros países)

Couriers:

Couriers são empresas de envio globais e diferenciadas, normalmente relacionadas por um serviço mais rápido, seguro e com um rastreamento mais completo.

Os preços de envio por courier costumam ser bem altos, mas podem valer a pena para produtos de alto valor e pequenos/leves (como tablets e smartphones). A entrega e o rastreamento realmente são muito melhores que o serviço de entrega comum, já recebi um produto por courier com menos de 10 dias de postagem em Singapura.

As empresas de courier mais usadas:

FedEx

DHL/DHL Express

UPS

TNT

Seller’s Shipping Method

De uns tempos pra cá vem aparecido muito o tal “Seller’s Shipping Method” como método de envio de compras no AliExpress.  O que acontece é que para os vendedores sai mais barato/convinente usar outros métodos de envio ao invés do correio simples. Não tem como eu cobrir todos os envios que os vendedores usam aqui, então disponibilizei logo aqui abaixo um rastreio meio “universal” que engloba alguns dos métodos que os vendedores usam.

Também preste atenção no site que eles vão lhe passar para o rastreio, caso esse seja o 17postservice, reclame, pois nesse site o própio vendedor atualiza as informações de rastreio, falando que já chegou bem antes do normal. Às vezes ele também coloca a informação falsa.

AliExpress Standard Shipping

Esse método de envio foi uma solução que a empresa achou para organizar os envios do site, funciona assim: o vendedor manda o produto para o galpão do ali, e esse repassa o produto pra alguma das empresas parceiras. O envio é garantido pelo Ali e o rastreio funciona no Brasil. Essa, depois do Air Mail, é a melhor opção de envio de baixo custo disponível no site, recomendo muito!

Para rastrear é simples, basta pegar o código e colocar no site que eles indicam:

aliexpress-shipping-method

Já no site, dá pra ver o rastreio ponta-a-ponta e também um código para usar nos correios ou Muambator por exemplo:

aliexpress-shipping-method-rastreio

China Post Ordinary Small Packet Plus

Assim como o Seller’s Shipping Method, esse método de envio não é rastreável no Brasil. Seria para nós como uma carta não registrada, usado apenas para objetos muito pequenos e baratos, não valendo a pena o custo do rastreio ponto-a-ponto internacional. Evite usá-lo e escolha o envio padrão (Air Post) mesmo que fique um pouco mais caro, vale a pena pelo rastreio.

Rastreamento

Já reforcei em vários posts o quão importante é você ter código de rastreamento de TUDO que compra na internet. Só assim você pode estar seguro(a) que o envio foi feito, que o vendedor é de maior confiança e, claro, saber mais ou menos quando sua mercadoria vai chegar.

Seguem aqui os links para rastrear suas compras tanto com a postagem normal quanto com os couriers:

Correios – Eu não costumo usar outro site para rastrear as compras fora do Brasil pois só me interessa a data da postagem e quando chegou ao Brasil. Sendo assim considero o rastreamento dos correios o mais apropiado e prático.

EMS (China) – Acredito que não precise de outro além dos Correios para rastrear encomenda expressa.

FedEx

DHL

UPS

TNT

Outros sites para rastrear seu pacote

Se você é desses que não consegue ficar 5 minutos sem ver se alguma coisa mudou no rastreamento do seu pacote, seguem aqui duas dicas.

A primeira, é o 17track que é um ótimo site para rastrear as encomendas que ainda estão fora do país. Nesse site dá para fazer o rastreamento de praticamente de qualquer pacote no mundo,tem até a opção de rastrear courier!

A segunda é o Muambator, site brasileiro que guarda seu rastreamento e avisa (no email, celular e outros) se alguma coisa mudar, bem bacana! Eu uso bastante no Android (também tem pra iOS), cadastra lá (é de graça \o/) e aproveite :)

 Rastreie seu pedido por aqui mesmo!

Coloque o código de rastreio aqui embaixo, clique em Track e rastreie seu pedido. Eu coloquei os métodos de envio mais comuns da China e dos EUA. Lembrando que muitos “Seller’s Shipping Method” são falsos e o rastreio será em inglês.

Espero que tenham gostado! Com isso acho que fechamos o básico que você precisa saber antes de realizar qualquer compra fora! Se você acha que ainda falta alguma coisa, pergunte nos comentários e/ou redes sociais :)

Até mais e boas compras!

Faça parte da nossa lista VIP

Receba dicas exclusivas que não estarão aqui no blog. Por exemplo, após sua inscrição você receberá uma lista sempre atualizada de vendedores confiáveis do AliExpress, organizados pelos melhores produtos que eles vendem, legal né? Então clica logo aqui embaixo!
Fechar Menu

Pin It on Pinterest